Por Renata Leal

Querida Renata,

Saber lidar com dinheiro não é algo que a gente aprende na escola aqui no Brasil. Infelizmente. Mas saiba que essa é uma habilidade essencial para a sua vida. Não é para você perseguir o dinheiro a qualquer custo, mas para fazer com que cada centavo ganho e guardado possa trabalhar bem pelo seu futuro.

Guarde o que for possível, sem deixar de curtir a vida. Invista em educação, conhecimento, viagens, família, amigos, bons momentos, tudo que for realmente importante para você. É isso que faz a vida valer a pena. Em alguns meses, você vai ver que a grana vai ficar curta e você não vai conseguir guardar nada. Em outros, você vai guardar bastante. Ponto importante: não gaste mais do que você ganha. Entre em dívidas que não comprometam mais do que 30% do orçamento mensal e, ainda assim, apenas quando isso fizer muito sentido para suas conquistas.

Comece a investir de verdade desde já. Não tenha medo de adotar um perfil mais moderado, especialmente enquanto for solteira e viver na casa dos seus pais. É possível correr mais riscos controlados e aumentar a rentabilidade. Faça sua reserva de emergência. Compre um pouco de ações de empresas sólidas e torne-se sócia de cada uma delas. Dá para começar com bem pouco. Faça a sua própria previdência e fuja de tudo que cobra taxas altas demais e dê pouco retorno. Ver o dinheiro trabalhar sozinho por você dá orgulho, garanto.

Faça um favor a si mesma e estude sobre finanças. Isso vai dar segurança para fazer mais e melhores escolhas sem deixar você dependente das decisões dos outros. Entenda o que estão oferecendo a você e não tenha vergonha de dizer que não sabe o que é algum tipo de investimento. Volte para casa e estude sobre o assunto. Não compre algo sem entender os riscos. Assista a vídeos, leia livros, frequente cursos, vá a eventos, aprenda com quem já sabe fazer bem. Ouça pessoas com pontos de vista diferentes sobre os mesmos investimentos. O acesso a bons investimentos está muito mais fácil hoje em dia.

Use o cartão de crédito com sabedoria. Junte pontos e troque por milhas em dias de promoção das companhias aéreas. Antecipe compras quando vir bons preços. Pesquise preços. Há sempre um lugar mais barato. Verifique os produtos próximos ao vencimento no supermercado. Compre algumas coisas no atacado. Invista mais em roupas boas e menos nas modinhas de verão. Controle suas finanças com planilha, aplicativo, caderno – o que fizer mais sentido pra você.

Pequenas atitudes vão permitir que você seja mais independente, possa realizar seus sonhos e ter um futuro mais tranquilo.

Leia mais:

Por que é importante diversificar seus investimentos

Aproveite bons preços para adiantar compras

Vai comprar aquela blusinha? Que tal esperar amanhã?

Cuidado ao emprestar dinheiro

3 destinos para o saque do seu FGTS

A árvore do seu dinheiro

Não sei por onde começar a guardar dinheiro

“Investir não é para mim. Investir é para os ricos”

Como começar a investir

Como organizar seu orçamento: a regra do 50-30-20

Quanto custam os seus sonhos?

Educação financeira começa na infância – para meninas e meninos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *